sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Livro do mês

Dois motivos me levaram a escolher este livro para ilustrar fevereiro. O primeiro é que estive durante os dois últimos meses fazendo muitas releituras e o segundo foi a Escola de Samba União da Ilha do Governador escolher este livro como tema enredo. Dom Quixote de la Mancha de Miguel de Cervantes, além de ser um clássico da literatura (o que dá um forte motivo para ler) é uma obra bem atual. Embora a narrativa aconteça no séc. XVII, seu enredo trata da busca dos sonhos que todos temos (mas está muito longe de ser um livro de auto ajuda).
O protagonista da obra é Dom Quixote, um pequeno fidalgo castelhano que perdeu a razão pela leitura assídua dos romances de cavalaria e pretende imitar seus heróis prediletos. O romance narra as suas aventuras em companhia de Sancho Pança, seu fiel amigo e companheiro, que tem um perfil mais realista. A ação gira em torno das três incursões da dupla por terras de La Mancha, de Aragão e de Catalunha. Nessas incursões, ele se envolve em uma série de aventuras, mas suas fantasias são sempre desmentidas pela dura realidade. O efeito é altamente humorístico.
O verdadeiro nome do pobre fidalgo é Alonso Quijano (Quixano), chamado pelos vizinhos de o Bom. Já de certa idade, entrega-se à leitura desses romances e sua loucura começa quando toma por realidades históricas indiscutíveis as façanhas dos personagens dos livros, as quais comenta com os amigos, o cura e o barbeiro do lugar. Quijano investe-se dos ideais cavalheirescos de amor, de paz e de justiça, e prepara-se para sair pelo mundo, em luta por tais valores e por viver o seu próprio romance de cavalaria. Escolhe um título para si mesmo, o de Don Quijote de la Mancha, apelida um cavalo velho e descarnado com o nome de Rocinante e elege como dama ideal de seus sentimentos uma simples camponesa a quem dá o nome de Dulcinea del Toboso, suposta dama de alta nobreza.
 

Um comentário:

homero luz disse...

Esse é um clássico mesmo, mas se não me engano já foi samba enredo de escola de samba do Rio em outro ano, ou estou tendo os mesmos problemas do personagem do livro em questão.