quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Por que sinto orgulho de ser negro?!

Gostaria de ter escrito algo no dia vinte, mas estava podre muito cansado. Todavia agora que tenho tempo para postar surge outro problema escrever sobre o que.
 Pensei em começar relatando como ainda é muito dificil ser negro no Brasil, porém o texto abordaria apenas pontos negativos. Sendo dessa forma inútil, pois o objetivo é comemorar o dia do orgulho negro.
 Foi aí que me surgiu a ideia de escrever por que sinto orgulho de ser negro. Relatando as coisas que me dão orgulho, percebi que muitas delas poderiam ser sintetizadas em fotos. Pois como dizem por aí: uma imagem fala mais do que mil palavras.
  • Para muitos (entre esses eu), o maior escritor brasileiro.Quando descobri a sua obra achei fantástica, ao descobrir que era negro e sua história de superação. Tornou-se um dos meus idolos.  







  • Poucas imagens (para mim) dizem tanto como esta. Em pleno os jogos olimpicos de 1936 na Alemanha nazista, o sapateiro negro Jesse Owens calou Hitler vencendo os 100m rasos. 



  • Um movimento que sempre me imprecionou, foi os Panteras Negras. Escolhi a imagem mas marcante da história das Olimpiadas: Tommie Smith e John Carlos, que se negaram a cantar o hino dos E.U. na premiação dos 100m em 1968.  
 











  • "As únicas pessoas que realmente mudaram a história foram os que mudaram o pensamento dos homens a respeito de si mesmos". Essa é uma frase que sintetiza a luta de várias pessoas que lutaram contra o preconceito, entre essas Malcon X, Martin Luther King Jr e Nelson Mandela.





  • Outra coisa que me orgulha é a bravura das mulheres negras. Pois como diz uma letra de rap: É duro ser mulher negra num país machista e racista.

Para encerrar quero deixar um muito obrigado a minha mãe, por ter nascido negro. Valeu mãe. Salve Zumbi.













    Nenhum comentário: