quarta-feira, 29 de abril de 2015

Adeus Abujamra

Hoje,(terça passada)  às 23h30, irá ao ar na TV Cultura, como acontece todas as terças, o “Provocações”, o programa de entrevistas capitaneado por Antônio Abujamra desde 2000. Mas desta vez a edição terá um sabor diferente: ele é o registro da última provocação do entrevistador. Antônio Abujamra morreu na manhã desta terça. Tinha 82 anos. Ator e diretor, Abu, como era chamado pelos amigos, foi umas das figuras mais instigantes e raras da dramaturgia e, principalmente, da televisão brasileira.
O seu “Provocações” trouxe uma forma diferente de entrevistar e realmente fazia jus ao título. Como disse o próprio Abujamra em um dos últimos textos de abertura, era um programa que “idolatrava a dúvida”.  Sua forma de abordar era muito eficiente em alcançar um objetivo: tirar o entrevistado da zona de conforto.
O estilo de Abujamra era totalmente coerente com sua personalidade e trabalho: inquietante, sincero, instigante. Idolatrado no universo teatral, Abujamra também teve grandes momentos na televisão – um dos mais lembrado foi sua interpretação do bruxo Ravengar, na novela “Que Rei Sou Eu?” (1989).
Um clássico do “Provocações” era o final, quando Abujamra perguntava: “o que é a vida?” E continuava a repetir a mesma questão ao entrevistado, sempre obtendo respostas diferentes. Era desconcertante. Antônio Abujamra fará falta com suas provocações – não haverá mais ninguém para olhar os entrevistados diretamente dentro dos olhos e lançar, de forma perturbadora e convincente, aquele “o que é a vida?”. 

Nenhum comentário: