segunda-feira, 2 de maio de 2011

Um raio-x na televisão brasileira

Certo dia, sem nada mais importante a fazer, decidi tecer uma análise sobre a televisão aberta brasileira. Aabordarei os pontos positivos e negativos dos principais canais.

Mtv
Pontos positivos: Por seu publico alvo focar a juventude o canal busca sempre estar atualizado. Motivo responsável pela ousadia do canal em programas como Comédia e Furo Mtv.
Pontos negativos: Tendo sido criado como um canal musical, nos últimos anos perdeu esse foco para investir em outros formatos de programa quase esquecendo a música.
Band
Pontos positivos: Como em postagem anterior, a Band construiu sua reputação em programas esportivos. Mesmo com uma redução no número de programas continua com a melhor transmissão de partidas de futebol. Outro ponto positivo é a ousadia de programas como CQC e A Liga.
Pontos negativos: José Luis Datena e seu sensacionalismo barato, Milton Neves e seus comerciais disfarçados de programa, o programa do Otavio Mesquita, os comentários do Neto, o loteamento do canal para o Polishop e Show da Fé nas tardes e nas madrugadas para o pastor Silas Malafaia.
 Redetv
Pontos positivos: Confesso que achar algo positivo na Redetv foi uma tarefa difícil. Todavia o Programa Pânico, mesmo nos últimos anos tornando-se repetitivo nas piadas, continua sendo um dos melhores programas da televisão.
Pontos negativos: A Redetv é a versão televisiva das revistas de fofoca. Programas como Tv Fama, Super Pop, Amauri Jr, Manhã Maior e mais recentemente Hebe são com toda certeza os piores programas da televisão.
SBT
Pontos positivos: Durante algum tempo foi o segundo canal em audiência do Brasil, o que não quer dizer porra nenhuma muita coisa. Atualmente vive um momento de duvida quanto qual é o seu público alvo para retomar o prestigio do passado. Iniciativas como colocar na TV aberta series internacionais consagradas (Two and half man, Supernatural, The closer entre outras), programas investigativos como o do Cabrini, possuir uma programação infantil e mais recentemente a novela Amor e Revolução merecem destaque.
Pontos negativos: Possuir programas envelhecidos no seu formato como A Praça é Nossa (que deveria ser um programa de humor, mas atualmente não faz mais ninguém rir), Programa do Ratinho, Domingo Legal, Eliana, Programa Raul Gil e Programa Silvio Santos (que só continua na grade por ser apresentado pelo dono do canal). A tentativa desesperada de buscar audiência apelando a programas de prêmios sempre foi a marca do canal.
Record
Pontos positivos: Nos últimos anos foi o canal que mais investiu, tendo com isso adquirido um grande crescimento. Programas jornalísticos e esportivos que rivalizam com a Globo além da iniciativa de colocar na TV séries famosas (Everybody Hate Chris, CSI, House) são o ponto alto do canal.
Pontos negativos: Os telejornais e programas esportivos são iguais semelhantes aos da Globo, os programas de domingo (Tudo é Possível e Programa do Gugu) são péssimos pouco atraentes, os programas humorísticos (Show do Tom e Legendários) são muito fracos, as telenovelas (pecando no roteiro e no excesso de capítulos) e o pior do canal com certeza é o “jornal sensacionalista evangélico”  Fala que eu te escuto.
Globo
Pontos positivos: Por ainda ser o canal de maior audiência do país, afinal a maior parte da população não possui TV a cabo. Mantém os melhores atores, jornalistas, apresentadores e afins.
Fato esse que proporciona alguns bons programas como Profissão Repórter, Batendo o Ponto, Esquenta, Programa do Jô (dependendo do entrevistado), Altas Horas (idem ao Jô) e ser o canal que mais passa filmes nacionais.
Pontos negativos: Por ser um canal conservador tradicional, mantém programas caducos pelo simples fato de serem antigos como Domingão do Faustão, As aventuras do Didi, Zorra Total, TV Xuxa, Globo Repórter, Malhação, Caldeirão do Hulk, Mais Você, Video Show e Estrelas. Outro problema do canal são as transmissões das partidas de futebol com a narração do Galvão, que assim como os programas continua no ar por ser “tradicional”. Mas o ponto mais negativo do canal é que os bons programas (Esquenta, A diarista, Os Normais, A Vida Alheia, Por Toda Minha Vida, Som Brasil entre outros) duram poucas temporadas, enquanto outros parecem que só sairão do ar quando seus apresentadores falecerem.

P.S.: Na análise não foi levado em conta os ditos Reality Shows (BBB, A Fazenda, Ídolos, Busão do Brasil, Polícia 24h, Dr. Hollywood, Super Nany, Se Ela dança Eu Danço, Qual é o seu talento, Operação de Risco, No Limite e Hipertensão), pois não achei relevante falar em algo tão ou mais deplorável que as entrevistas da Luciana Gimenez.           
     

Nenhum comentário: