sábado, 11 de julho de 2009

Filme do mês




Ao observar a minha lista de leituras, me deparei com uma postagem antiga do Homero, que falava sobre o fim da obrigatoriedade do diploma de jornalista, logo me lembrei do filme: "O Preço de uma Verdade" (Shattered Glass).
Baseado na verdadeira história do jornalista Stephen Glass (na foto em destaque), um pequeno gênio de vinte e poucos anos que rapidamente evoluiu de um redator sem importância em Washington, a um redator freelancer da respeitada revista de atualidades e política, "The New Republic", assim como de maior circulação, "Rolling Stone", Harper's" e "George".
Em meados dos anos 90, os artigos de Glass o tornaram um dos mais jovens e requisitados jornalistas de Washington, mas uma série de estranhos eventos - transformado em crônica em setembro de 1998 em artigo da Vanity Fair no qual o filme se baseia - repentinamente desviaram a carreira de Glass dos trilhos.
A história é um estudo sobre uma pessoa muito talentosa e ao mesmo tempo muito cheia de defeitos. É também uma análise de uma das mais nobres profissões de nossa cultura, que precisa
proteger a nossa liberdade ao revelar a verdade, e o que acontece quando nossa confiança na profissão é colocada em dúvida. O filme foi lançado em 2003, estrelado por Hayden Christensen (o Anakim Skywalker de Star Wars 2 e 3). Talvez um dos melhores filmes sobre jornalismo que vi.


s)

Nenhum comentário: